5 de jun de 2012

CASA DE PESCADOR







MORAR MAIS POR MENOS 2012 - CUIABÁ
MINHA CASA MINHA VIDA
CASA DO PESCADOR
PROJETO - CÁTIA MATSUBARA









O mais encantador no projeto dessa casa de pescador é o olhar delicado que a arquiteta Cátia Matsubara lança sobre as sutilezas da cultura brasileira, traduzidas nos pequenos detalhes de cada cantinho de cada cômodo. Tudo inspirado no modo de vida da população ribeirinha no centro do nosso país.
Essa residência de 38 metros quadrados nos faz pensar no quanto nossa cultura é rica e ao contrário do que muita gente pensa, nos faz enxergar um Brasil  muito mais monocromático que colorido. Creio que é daí nasce a principal discussão desse projeto, muito simples aparentemente mas extremamente sofisticado nas suas soluções. Aqui não falamos de cor, mas sim de luz, ou falta dela. Móveis e utensílios pintados de preto, cartela de cores extremamente enxuta e a exploração da infinita gama de texturas que a madeira pode oferecer nos remetendo a pensar apenas na incidência de claridade em cada objeto. Aí que mora a riqueza desse trabalho.
Outro dado interessante é o personagem principal descrito nessa casa, que foi desenhado de forma moderna, como uma pessoa antenada com o que está acontecendo no mundo, nos levando a refletir que a população não deve ser tratada de forma paternalista e sim com outro viés, com respeito e reverência. Tudo isso e muito mais torna essa casinha tão emocionante! Só visitando pra sentir melhor! Queria uma pra mim. Você não?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...