2 de jul de 2014

REVENDO O CONCEITO DE CUSTOMIZAÇÃO













CUSTOMIZANDO NOSSA CASA
CUSTMIZANDO A NOSSA VIDA

Ultimamente o instigante universo da “customização” tem sido utilizado com mais freqüência na arquitetura de interiores. E isso não é por acaso, já que esta ação nos leva a personalizar objetos ou móveis, adequando-os às nossas necessidades. Conceito que se torna muito mais amplo quando agregamos a esta idéia palavras como transformação, arte ou até mesmo criação.

A busca incessante das pessoas por identidade tem dado muita força a esta prática. Quem não gosta de dar um toque pessoal a uma camiseta básica ou colocar um adesivo colorido no carro, sem falar nas tatuagens cheias de significado aplicadas na própria pele! Tudo isso tem a ver com customização.

E quando falamos de decorar um espaço as possibilidades se multiplicam significativamente. Cada vez mais vivemos bombardeados por informações que insistem em nos colocar em gavetas monótonas cheias de padrões pré-estabelecidos.  Daí vem à importância de personalizarmos tudo o que tem relevância na nossa vida.  Questão de sobrevivência intelectual, de manter vivas as nossas particularidades e formas de ser diante do mundo. De nos destacar perante a massa.

E essa saudável brincadeira pode ser identificada desde uma demão de tinta numa mesa herdada por familiares, um bordado original aplicado na cortina da sala ou até mesmo a mudança de função para um pedestal de máquina de costura sem uso. A terapia de reciclar e dar nova função a objetos é fundamental para nos recriarmos.

E de olho nessa idéia, algumas empresas já disponibilizam móveis, eletrodomésticos e eletrônicos que podem ser adquiridos com esse toque especial, correspondendo aos desejos exclusivos de cada consumidor. Há sites que dão opções de cor, complementos e funções que deixam o produto com a cara do seu futuro dono. Interessante não?

Atualmente a ordem é implantar o nosso DNA em tudo o que utilizamos no nosso dia a dia, deixando de lado impessoalidade de tudo que não tem alma. Espaço com a nossa cara é mais aconchegante, mais gostoso e convidativo, e é isso que as pessoas procuram para o seu bem estar. Sinal dos tempos muito bem-vindo não é mesmo?











TEXTO PARA A REVISTA AGORA DECORE 11
ACESSE: AGORA DECORE
AGRADECIMENTOS: A ESPECIALISTA
FOTOS: J. VILHORA
FOTO PESSOAL: MARCELLO GARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...