16 de fev de 2017

SER VOCÊ MESMO



A tarefa mais árdua da nossa vida é a de sermos nós mesmos. 
Tornar-se pessoa requer muitos momentos de reflexão, daqueles intermináveis,  que nos acompanham por todos os segundos de nossa trajetória chamada: existência. 


Existir, ser, interagir, deixar uma marca, um legado, qualquer coisa que transforme nosso caminho em algo que valha a pena, não apenas pra nós mesmos, mas também pros que estão a nossa volta, necessita de dedicação e principalmente de atenção.


O mundo lá fora vive criando situações para nos enquadrar em alguma coisa, seja um grupo, seita, moda, time, ou qualquer ideologia que nos ofereça a falsa impressão de proteção. Tudo de mentira viu. Somos quase sempre empurrados aos excessos que beiram o fanatismo e nos tiram o bem mais precioso que temos: nossa personalidade, nosso jeitinho próprio de viver nesse planeta e trocar experiências com o diferente. Essa troca com o outro que enriquece a nossa vida. Mas infelizmente não é assim que acontece na maioria dos casos.

Somos constantemente bombardeados por informações e imagens que, insistentemente, nos fazem buscar a perfeição e renegar as nossas particularidades, o que é uma pena. aí todo mundo vai ficando igual.
Porque?  Porque só quem é vitorioso na vida. quem tem cabelo bonito, tem boa família, hábitos saudáveis, é trabalhador, usa roupa de marca famosa, é magrinho, tem uma história de superação pra contar e está acomodado em padrões que a sociedade de consumo impõe, que tem direito a ser respeitado e admirado. Erro total né?


Quem disse que apenas um modelo é perfeito? Quem disse que ser vitorioso é a única maneira de ser alguém na vida? Ser perdedor, largadão, fora da casinha também é legal pôxa. Optar por outros caminhos que não sejam o da vitória também pode ser gratificante, simplesmente porque essa pode ser a chave de algo fundamental em nossas vidas: estarmos confortáveis como o nosso jeito de ser. Tentar ser outra pessoa é a pior coisa na nossa história.


E sabe porque convivermos bem com nosso reflexo no espelho é tão gostoso? Porque é necessária muita coragem para nos tornarmos pessoas únicas que não seguem esses padrões chatos de conquistas e conformismo que nos são impostos como fundamentais para o nosso bem estar.

Ser diferente é tão incrível quanto ser vitorioso. E ser único é mais legal ainda.

Portanto, não se perca nessa coisa toda de buscar apenas a vitória. Dedique mais tempo lapidando a sua personalidade e construindo o seu legado, respeitando seus tempos e dificuldades, valorizando seus pontos fortes e convivendo com os seus fantasmas. Tenho certeza que o resultado dessa salada vai resultar em conquistas duradouras bem mais prazerosas do que a vitória efêmera.

O mundo não é só dos perfeitos, é dos tortos também.
O universo lá fora adora todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...