16 de jan. de 2013

PENDURAR QUADROS NA PAREDE




MARTELO E PREGO NAS MÃOS

Outro dia estava eu pendurando cuidadosamente um quadro na parede de casa quando surgiu-me a ideia de compartilhar este assunto com os leitores da Agora Decore. Como podemos "vestir" as paredes adequadamente? Afinal, em minha opinião, trata-se de uma das tarefas mais difíceis de realizar quando quer-se decorar espaços especiais, seja em ambientes de onde moramos ou trabalhamos.
Na maioria dos casos, o que vem imediatamente à cabeça das pessoas é colocar uma grande tela sobre o sofá principal ou o buffet da sala de jantar. Então, logo os temas mais tradicionais são os escolhidos, como paisagens, motivos florais ou até mesmo quadros abstratos adquiridos em alguma feira de artesanato.
Optar por qualquer uma dessas temáticas é válido, mas não se deve esquecer que atualmente o vasto universo da decoração nos oferece infinitas e, sobretudo, criativas opções para "vestir" as paredes. Passeando por lojas especializadas, é possível deparar-se com diversas ideias inusitadas que, com certeza, vão "cair como uma luva" no estilo de cada ambiente.
E como o décor também vive de tendências, conto para vocês que a mais atual e divertida é a disposição aleatória de vários quadros pequenos na parede. Fotos antigas em preto e branco, desenhos diversos ou até mesmo pôsteres com temas de cinema podem dar um "bossa", dando acabamento ao visual tão sonhado de diferentes espaços. 
Outra opção interessante é a aplicação de adesivos, oferecendo um "ar" mais urbano e descolado. Papéis de parede também podem substituir os quadros, fazendo às vezes de painéis estampados super coloridos e ousados ou mesmo mais sóbrios e clássicos. Entretanto, não poderia esquecer-me das tridimensionais esculturas de parede. Elas proporcionam uma sensação gostosa de objetos artísticos que flutuam sobre o mobiliário.
Com tanta informação oferecida por aí, não há como evitar encantar-se por uma peça especial que dê um toque pessoal na decoração de casa ou do ambiente de trabalho. Acredito ainda que com isso, pode-se ter uma experiência muito divertida e ainda descobrir coisas incríveis no passeio pelo fascinante mundo das artes.
Mas se a posição correta de uma obra na parede parecer um grande problema, para quem for aventurar-se nessa empreitada, basta ter em mente que o conjunto de quadros precisa estar a aproximadamente 1,70 m do chão e à altura do olhar. Ele nunca deve ser colocado acima ou abaixo. Assim não há como errar!
O importante é usar e abusar da intuição na hora de escolher cada peça e, então, pendurá-la na superfície escolhida. E claro, deixar-se levar pela imaginação sem ser óbvio. O resto é pesquisa e força de vontade. Vamos tentar?

texto publicado na revista AGORE DECORE edição 04/2012






 fotos 1,2 e 3 BELLA TOZINI



fotos 3 e 4: J. VILHORA



Sergio Astrauskiene

Arquiteto, de Santo André, cidade da Região Metropolitana de São Paulo,que tem coluna fixa na revista Agora Decore. Com descontração, fala sobrediversas temáticas relacionadas à arquitetura e decoração. Além desse espaço,também mantém um blog, o Arqui Farofa, onde posta imagens, informações e dicasjuntamente com seus trabalhos. 

www.agoradecore.com.br






 

2 comentários:

  1. Que delícia de artigo Sergio!!!!!!!
    Eu estava meio ausente, correrias da vida, mas já me atualizei com todas as novidades deste teu blog maravilhoso!!!!! Já estava com saudades!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...