18 de jul de 2013

REVISTA AGORA DECORE






Acessa vai!

FALANDO DE CORTINAS!
Cortinas: beleza e funcionalidade

            Quando se fala em cortinas, as possibilidades são inúmeras. Trata-se de peças fundamentais para dar um toque final cheio de estilo a qualquer projeto decorativo. Afinal, quem não gosta da sensação de aconchego que elas oferecem? Só aqueles que adotam visuais totalmente desprovidos de complementos acabam dispensando seu charme.

            Um rosto sem maquiagem ou um quadro sem moldura. Essa é a impressão que um espaço sem cortinas transmite. Afinal, não se trata apenas de um artifício que restringe a entrada excessiva de claridade ou mesmo dos raios solares diretos, já que costuras, xales, pregas e barrados garantem sofisticação e beleza a qualquer local.

            As opções que o mercado oferece são vastas e adaptam-se facilmente a todos os estilos de decoração. É possível lançar mão, por exemplo, de cortinas mais pesadas com acessórios clássicos ou até mesmo persianas com acionamentos eletrônicos e tecidos tecnológicos. Tudo dependerá da criatividade e da intenção.

            Ana Paula Tancini, consultora de estilo da loja Beare Decor, conta que atualmente a tendência é o uso de cortinas feitas de tecidos leves, translúcidos e com bom caimento, assim, preservando a luz natural. Para ela, os xales laterais estão mais simples e funcionam somente como um detalhe para dar movimento a persianas com linhas retas. Outra alternativa muito utilizada são os tecidos sintéticos que garantem praticidade de manutenção e lavagem.

            As persianas, especificamente, estão em alta em ambientes residenciais, principalmente as mais estruturais que oferecem várias opções de iluminação, como o modelo Paramitre,  lançamento da Luxaflex, que apresenta corte a laser e é toda vazada. Um modelo simples, mas extremamente sofisticado. Foi-se o tempo que persianas eram sinônimo de espaço corporativo.

            É claro que para aqueles que gostam de efeitos cênicos e dramáticos, a brincadeira com cortinas de seda ou xales em veludo ainda são a melhor escolha. Afinal, a emoção do estilo clássico pede esse recurso.

            No entanto, independentemente do estilo adotado, o importante é ter bom senso e pesquisar os tipos de cortina que escolherá para os cômodos de sua casa. A  convivência do morador com todos os elementos decorativos e destes entre si deve ser sempre harmoniosa.


            Não se pode esquecer que elas são o pano de fundo de momentos de intimidade e, por isso, devem transmitir personalidade a cada cantinho assim como todos os outros objetos que compõem o décor. Logo, a escolha adequada é essencial!



Sergio Astrauskiene
Arquiteto, de Santo André, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, que tem coluna fixa na revista Agora Decore. Com descontração, fala sobre diversas temáticas relacionadas à arquitetura e decoração. Além desse espaço, também mantém um blog, o Arqui Farofa, onde posta imagens, informações e dicas juntamente com seus trabalhos.
www.arquifarofa.blogspot.com
kiene@terra.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...